Notícias

NOTÍCIAS

Projeto aprovado na CCJ do Senado destina porcentagem das multas de trânsito ao SUS 

 

Projeto favorável ao sistema de saúde acaba de ser aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O Projeto de Lei do Senado (PLS) 426/2012 destina 30% da arrecadação com multas de trânsito para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atendendo às reivindicações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a relatora, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), incluiu emenda com duas mudanças importantes no texto original.

A primeira estabelece que as verbas geradas pelas infrações não serão levadas em conta para atender à exigência constitucional de aplicação de um percentual mínimo de recursos da área. Assim, a transferência representará apenas um acréscimo aos investimentos obrigatórios da saúde a cargo da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

A segunda alteração derrubou a emenda da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que pretendia destinar os 30% da arrecadação para o Fundo Nacional de Saúde (FNS). Ao justificar a mudança, a senadora explicou que preservaria o dispositivo da Lei do SUS (Lei 8.080/1990), que determina o crédito direto das receitas geradas no âmbito do sistema em contas especiais, movimentadas pela sua direção, dentro da esfera de poder onde foram arrecadadas.

“A concentração e centralização desses recursos no âmbito do Fundo Nacional de Saúde, com administração pelo Ministério da Saúde, gera contradição que nos parece insuperável com a regra prevista na Lei 8.080/1990. A descentralização, com direção única em cada esfera de governo, é uma das diretrizes para a atuação dos entes federados na prestação dos serviços e na promoção das ações de saúde”, defendeu Marta.

O PLS 426/2012 tramita em conjunto com o PLS 193/2011. Com o parecer favorável da relatoria e aprovação pelos integrantes da Comissão, se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a proposta será enviada à Câmara dos Deputados.

Confira o projeto na íntegra

PLS 193/2011 

 

Fonte: http://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/projeto-aprovado-na-ccj-do-senado-destina-porcentagem-das-multas-de-transito-ao-sus