Notícias

NOTÍCIAS

DAM publica segunda edição de seu boletim contábil

A Diretoria de Assistência aos Municípios do TCM/BA publicou, nesta quinta-feira (03/03), a segunda edição do “Boletim Contábil DAM”. O informativo – com edição mensal – tem como foco a correção da contabilidade pública. A nova edição segue com seu formato de notícias, respostas a dúvidas recorrentes e dicas de leitura.

Entre os temas selecionados para esse mês de março estão “Compliance e contabilidade: como funciona e quais as oportunidades” e um alerta sobre a redefinição, pela Receita Federal, do prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED), da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) e e-Financeira para os municípios, que são obrigados a apresentar tais declarações anualmente.

Na mesma página, a “Dúvida” recebida pelo “Fale com DAM” possui um hiperlink respondendo sobre a contabilização de despesas por serviço prestado em período fora da cobertura contratual. Encerrando a edição, a dica de livro é “Orçamentos Públicos – A lei 4320/64 comentada” organizada pelo advogado, economista e professor da USP José Maurício Conti. Através da lei orçamentária, e também com a participação de mais 12 autores, são pautados os princípios do Orçamento, sua valoração como importante ferramenta para controle dos recursos e aplicação de políticas públicas.

Acesse a página da DAM no site do TCM/Ba, no menu INSTITUCIONAL > DAM e baixe o seu boletim.

 

FONTE: https://www.tcm.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/boletim-contabil-fevereiro-2022.pdf