Notícias

NOTÍCIAS

Ministro da CGU destaca importância de um ambiente de integridade nas organizações

A adoção de ações integridade nas organizações para a prevenção e o combate à corrupção foi tema de palestra apresentada pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, nesta segunda-feira (19). A exposição, intitulada “Controle Interno e Transparência: Instrumentos para o Enfrentamento da Corrupção”, fez parte do 36º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, ocorrido em Curitiba, no Paraná.

Durante o evento, Simão destacou a importância do controle interno na repressão de ilícitos. “Para garantir um nível adequado de combate à corrupção, é ideal que se tenha o fortalecimento do controle nas organizações. É importante esse fortalecimento para a obtenção de resultados focados na gestão”, frisou.

Além disso, Simão também falou da relevância de se ter uma cultura de integridade nas empresas e citou o guia da CGU Programas de Integridade: diretrizes para empresas privadas.  A publicação traz normas para auxiliar as empresas a construir ou aperfeiçoar instrumentos destinados à prevenção, detecção e remediação de atos lesivos à Administração Pública.

Por fim, o ministro da Controladoria recomendou o fortalecimento dos canais de comunicação das empresas com a sociedade para incrementar a luta contra a corrupção. “Mais de 50% dos casos de corrupção começam a partir de denúncias feitas por canais que as organizações precisam ter com a sociedade. É fundamental que eles sejam fortalecidos para um efetivo controle e combate de atos lesivos”, concluiu. 

 

FONTE: http://www.cgu.gov.br/noticias/2015/10/ministro-da-cgu-destaca-importancia-de-um-ambiente-de-integridade-nas-organizacoes