Notícias

NOTÍCIAS

Aplicativo que alerta para tempestades deve auxiliar na prevenção de desastres 

Um aplicativo que permite a previsão em tempo real de chuvas e tempestades deve ajudar a população a se prevenir nos casos de eventos extremos. Denominado de SOS Chuva, a ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).

Disponível gratuitamente nas lojas online PlayStore (Android) e Apple Store (iOS), ele oferece funcionalidades como a possibilidade de aplicar filtros à pesquisa, para que o usuário obtenha avisos sobre tempestades nos minutos seguintes e em determinada distância. Além disso, é possível fazer alertas de chuvas.

O SOS Chuva foi desenvolvido a partir das imagens fornecidas por um satélite geoestacionário, o GOES-16, que cobre toda a América do Sul. Além disso, são usados equipamentos meteorológicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMET/Unesp). Com isso, os pesquisadores conseguiram a cobertura parcial dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Por enquanto, apenas os relatos de chuvas podem ser visualizados em todo o Brasil.

Posicionamento municipal

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a iniciativa, uma vez que mesmo nos últimos instantes da possibilidade de ocorrer alguma tempestade o aplicativo pode salvar milhares de vidas com os alertas.

Todavia, a entidade destaca a necessidade de integração com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) para a criação de uma campanha de divulgação do SOS Chuva. Assim, as pessoas poderão conhecer melhor e passar a utilizar a ferramenta. Seria interessante ainda o uso do aplicativo em conjunto com os órgãos estaduais e municipais de proteção e defesa civil.

Agência CNM, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

 

Fonte: http://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/aplicativo-que-alerta-para-tempestades-deve-auxiliar-na-prevencao-de-desastres