Notícias

NOTÍCIAS

Deputados promovem audiência pública sobre situação do turismo

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que o Congresso deverá promover alterações na MP 676/2015, editada pelo Executivo nesta quarta-feira (17), que traz novas regras de aposentadoria. O principal alvo é a regra de progressividade da fórmula 85/95, que substitui o fator previdenciário.

Evento idealizado por Rosemberg Pinto e Alex Lima teve como objetivo debater as demandas emergenciais deste importante setor da economia
Evento idealizado por Rosemberg Pinto e Alex Lima teve como objetivo debater as demandas emergenciais deste importante setor da economia

Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre as demandas emergenciais do turismo na Bahia, os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Alex Lima (PTN) promoveram audiência pública, no plenarinho da Assembleia Legislativa. A iniciativa veio após uma reunião com 27 representantes do trade turístico baiano realizado em maio último, quando foram expostas as condições do setor no estado.

Vista como um dos destinos mais procurados do país, Salvador vem perdendo espaço para outras capitais. O estado dispõe atualmente 3.800 hotéis, 38 mil bares e restaurantes que representam 200 mil empregados e cerca de 750 mil em hotelaria, mas na avaliação de entidades representativas do setor, o mês de abril foi avaliado como o pior dos últimos 15 anos. Frente a esse cenário, o empresariado já demitiu quase 10% da sua mão de obra, havendo possibilidade de novas.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção-Bahia (ABIH), José Manoel Garrido, a atual situação do turismo na Bahia é bastante preocupante, pois a falta de uma publicidade atrativa e de infraestrutura exercem um impacto considerável nas atividades do setor. Ele salienta que as campanhas de divulgação do estado é um poderoso chamariz turístico e que o investimento em espaços que possam atrair grandes eventos também é importante. “Revitalizar uma área como a do Centro de Convenções, que está fechado, é impulsionar a realização de feiras, congressos, colóquios dentre outros eventos que movimentam esse segmento”, aponta Garrido.

Ressaltando a importância de uma maior aproximação entre o setor e o governo, o deputado Rosemberg Pinto (PT) complementa as afirmações do presidente da ABIH/BA, admitindo a necessidade de promover ações de desenvolvimento do turismo na Bahia. “Precisamos trazer essa pauta para as discussões desta Casa, para que juntos passamos traçar metas, programas e até mesmo  grupos de trabalhos que incentivem o desenvolvimento desse importante setor”, salienta o deputado.

Considerando as colocações do deputado Rosemberg e dos representantes do trade turístico, o deputado Alex Lima (PTN) também chama atenção para a aproximação entre o estado e o setor, no intuito de promover ações de valorização e crescimento do segmento que chega a representar 7,5% do PIB do estado e 20% do de Salvador. O deputado ainda afirma que fomentar o turismo baiano é de extrema importância ao desenvolvimento do estado, isso significa geração de renda e fortalecimento econômico.  

A deputada Maria del Carmen (PT) parabenizou a iniciativa de trazer o debate à Casa Legislativa e lembrou da importância de abrir esse canal para que o poder público possa ouvir os anseios do empresariado turístico da Bahia. A petista também pontuou a questão sobre o Centro de Convenções, afirmando que o espaço tem posição relevante no impulsionamento do setor.

MESA      

Compuseram a mesa de trabalhos, os deputados Alex Lima (PTN), Rosemberg Pinto (PT), a deputada Maria del Carmen (PT); o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção-Bahia (ABIH/BA), José Manoel Garrido; Luiz Augusto Leão, presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur) e a coordenadora de Informações Turísticas e Atendimento da Bahiatursa, Tatiana Harfush.   

Setor responsável: Assessoria de Comunicação Social
FONTE: http://www.al.ba.gov.br/noticias/Noticia.php?id=19491