Notícias

NOTÍCIAS

Dengue, chikungunya e zika ameaçam 165 municípios baianos

Salvador está em alerta, assim como 103 outras cidades. Há ainda outras 62 com risco de surto das doenças

Mais de 2,2 mil municípios participaram do levantamento do Ministério da Saúde sobre as doenças. No estado da Bahia, 165 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika. São 62 municípios estão em risco e 103 em alerta. Outros 64 estão em situação satisfatória. Salvador, a capital do estado, está em alerta.

 

dengue001

 

Os dados são do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, feito pelo Ministério da Saúde em conjunto com os municípios.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, divulgou a campanha de combate ao Aedes aegypti, transmissor das três doenças, que chama atenção para a importância de eliminar focos do mosquito.  “Para este ano, esperamos uma estabilidade nos casos de dengue e zika. Como chikungunya é uma doença nova, e muitas pessoas ainda estão suscetíveis, pode ocorrer aumento de casos. Porém, em 2017, também esperamos estabilização dos casos”, explica.

 

Ele ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) está qualificado e preparado para atendimento.

Levantamento

Dos 3.704 municípios brasileiros aptos a realizar o LIRAa em 2016 – aqueles que possuem mais de 2 mil imóveis – 2.284 participaram da edição. Em comparação com 2015, houve um aumento de 27,3%. Veja aqui a lista de municípios participantes: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/24/Tabela—LIRAa-Nacional-2016.pdf

Realizado em outubro e novembro, o levantamento é um instrumento fundamental para controle do Aedes aegypti.

Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os tipos de depósito onde larvas foram encontradas e, consequentemente, priorizar as medidas mais adequadas para controle no município.

Atualmente, o levantamento é feito a partir da adesão voluntária de municípios. O ministro da Saúde, no entanto, vai propor que a participação, no levantamento, dos municípios com mais de 2 mil imóveis seja obrigatória, a partir de 2017.

Das 22 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, apenas Cuiabá (MT) está em situação de alto risco. São nove as capitais em alerta – Aracajú (SE), Salvador (BA), Rio Branco (AC), Belém (PA), Boa Vista (RR), Vitória (ES), Goiânia (GO), Recife (PE) e Manaus (AM).

Ainda entre as capitais, 12 estão em situação satisfatória: São Luiz (MA), Palmas (TO), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).

O Ministério da Saúde não recebeu informação sobre Maceió (AL), Porto Velho (RO) e Curitiba (PR). As cidades de Natal (RN) e Porto Alegre (RS) adotam outro tipo de metodologia. (Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde)

Fonte: http://upb.org.br/noticias/dengue-chikungunya-e-zika-ameacam-165-municipios-baianos/