Notícias

NOTÍCIAS

FNS reúne gestores para validar revisão da Cadeia de Valor

A revisão da Cadeia de Valor do Fundo Nacional de Saúde (FNS), elaborada em 2011, foi apresentada e validada pelos gestores dessa Unidade Administrativa nesta quarta-feira (17), em reunião realizada na sala de reuniões da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGESP) do Ministério da Saúde, no período das 9h às 12h.

A reunião foi organizada pela Assessoria de Gestão da Inovação (AGI) e conduzida pelo diretor executivo do FNS, Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior.

A validação contou com a participação dos coordenadores-gerais André Luiz Alves Silveira Martins, Dárcio Guedes Junior e Heloisa Viana Peter. Estiveram presentes também as assessoras da AGI, Fernanda de Azevedo Miranda e Soleni Guimarães Alves; o coordenador de Sustentação em Tecnologia da Informação, João Mafalda de Carvalho Filho; o coordenador de Análise de Investimentos e Infraestrutura, Marcio Luis Borsio e os gerentes de Projetos, Erlon César Dengo e Nuria Merched de Oliveira Guerreiro, entre outros coordenadores e assessores.

A revisão foi feita em função do novo ciclo de gestão 2016-2019. A Cadeia de Valor representa a identidade institucional do FNS. As atividades dessa Unidade Administrativa são desenvolvidas a partir dos pressupostos da Cadeia de Valor e dos eixos estruturantes do Programa de Gestão da Inovação, instituído pela Portaria MS/SE nº 819, de 9 de agosto de 2011.

De acordo com Michael Porter, professor da Harvard Business School, uma cadeia de valor designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas por uma organização com o objetivo de atender às necessidades de seus ‘clientes’ internos e externos. É composta por conjuntos de atividades organizacionais que se relacionam entre si e agregam valor a uma determinada organização.

O desenho da Cadeia de Valor do FNS apresenta no topo o conjunto de processos voltados à gestão estratégica, fundamentada na legislação pertinente e nos instrumentos de planejamento do governo federal: PPA, LDO e LOA e nas diretrizes estratégicas do Ministério da Saúde.

No plano intermediário são apresentados os processos de execução das ações e serviços públicos de saúde, seguidos pelos processos de monitoramento, que buscam a efetividade da gestão.

Na base estão dispostos os processos de apoio, representados pela Gestão Administrativa, Tecnologia da Informação, Comunicação Institucional e Apoio Administrativo.

Cada conjunto de processos foi apresentado e discutido com o objetivo de que cada gestor identificasse e reconhecesse naquelas atividades, a essência do trabalho que desenvolve.

O diretor executivo solicitou aos gestores que internalizem e orientem suas ações e de suas equipes pelos processos descritos na cadeia de valor, a fim de que as atividades de cada Coordenação-Geral, coordenações e assessorias estejam em consonância com o objetivo geral do Fundo Nacional de Saúde, evitando ações segmentadas, individualizadas e até mesmo repetidas. “A internalização desses processos é fundamental no nosso dia a dia para que possamos trabalhar de maneira sincronizada e com objetivos comuns”, defendeu.

Ao final da reunião a Assessoria de Gestão da inovação fez a apresentação da nova logomarca do Programa de Gestão da Inovação (PGI) para o novo período.

O Programa de Gestão da Inovação é desenvolvido sob quatro grandes eixos: Planejamento Estratégico, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Painéis Gerenciais. Esses eixos orientam o portfólio de projetos estratégicos do FNS: Gestão de Documentos, Tecnologia da Informação, Educação Permanente, Comunicação Institucional, Processos de Trabalho e Gestão por Resultados.

Oliveira Junior ressaltou que a Cadeia de Valor e as diretrizes do Programa de Gestão da Inovação são instrumentos fundamentais para a compreensão da missão do FNS e dos processos que orientam as atividades desenvolvidas pelo Gestor Financeiro do SUS na esfera federal.

“Estamos avançando, apesar das dificuldades estruturais, com passos largos e firmes ao longo desses anos para melhorar nossos processos de trabalho e, consequentemente, aprimorar a qualidade do trabalho que desenvolvemos no Sistema Único de Saúde”, afirmou.

 

 

 

Elizena Rossy
Fundo Nacional de Saúde
FONTE: http://www.fns.saude.gov.br/visao/carregarInformacao.jsf?coInf=990&isHome=S